07 abril, 2013



O QUE É FELTRAGEM?

A feltragem é algo surpreendente! Quanto ao seu produto, o FELTRO, não sabemos se é ou não um tecido,  que pode se transformar em tantas outras coisas, roupas, brinquedos, acessórios ... Quanto mais entramos em contato  mais queremos fazer, criar e usar. É maleável , vivo e tudo fica lindo.
A feltragem é uma técnica que faz parte do desenvolvimento da humanidade, tem aproximadamente 6.300 anos, é anterior a tecelagem e ao  tricô. Talvez por isso nos desperta  o interesse, é de uma aparência e toque agradável. 
Não se sabe ao certo qual sua origem , mas são muitas  as histórias, uma delas é a de São Clemente que  ao fugir de uma perseguição, envolveu os pés com lã cardada para evitar bolhas  causadas pelas sandálias. Pela umidade dos pés e a pressão constante exercida durante a viagem, a lã se transformou  em feltro.  

Sabemos que o processo da feltragem é praticado desde a antiguidade até os dias de hoje por alguns povos do oriente, como alguns nômades da Ásia central , Noroeste e Ocidental. Usada na fabricação de tapetes, tendas, roupas  ,sapatos e pantufas decoradas.





TÉCNICAS DE FELTRAGEM:

FELTRAGEM MOLHADA:

O processo de feltragem mais conhecido é o da feltragem molhada, onde a lã;é estimulada pela fricção e lubrificação (água e sabão) alternando água quente e fria. Na água quente as fibras se abrem e na água fria se fecham, neste movimento as fibras se entrelaçam formando aos poucos uma trama densa.


FELTRAGEM COM AGULHA:

 A técnica de feltragem com agulha,iniciou-se no século XI  utilizando uma máquina com placas maiores de agulhas que feltravam a lã.Na década de 1980 começou a ser vendida a agulha individual possibilitando a pratica desta técnica  em casa.A agulha de feltragem amplia a criação artística das peças feltradas






Nenhum comentário:

Postar um comentário